Image Map

Resenha - Pretty Girl - 13


Livro: Pretty Girl - 13
Autora: Liz Coley
Paginas: 218
Editora: Benvirá
ISBN: 978-85-8240-064-7
Pontuação: ★★★★★ 



Tinha muito tempo que eu estava de olho nesse livro. Só de ver a capa e ler a sinopse já me deixava louca de curiosidade. Infelizmente eu demorei a comprar esse livro porque sempre estava indisponível... E quando finalmente ficou disponível, eu corri pra comprar haha.


As paginas são amareladas, a capa é bem misteriosa e foi o que me chamou mais atenção, tem vinte capítulos, um prólogo e uma nota da autora no final. O livro é dividido por três partes: Você; Nós; Eu. Apesar de o livro ser pequeno, a leitura é um pouco demorado por causa da fonte pequena.


 


(Capitulo)  

(Paginas)


Angie, uma menina de treze anos, sai com sua turma para um acampamento de Bandeirantes. Em um certo momento Angie sai de sua barraca para procurar um lugar privado onde pudesse “tirar a água dos joelhos”, ela acaba sendo surpreendida por um homem que acaba levando ela pra longe. Ela acaba ficando ausente por três anos. Os policias já desistiram de procurá-la e seu caso foi encerrado. Mas então, Angie volta pra casa depois de tês anos.


Mas ela está diferente, seu corpo está maior, seus cabelos mais compridos, ela tem seios agora, e suas mãos parecem ter aumentado também. Ela acaba ficando surpresa ao saber que tem dezesseis anos e que ficou sumida por três anos. Mas ela não se lembra de nada. Suas ultimas lembrança é de estar com treze anos e no acampamento das bandeirantes, e no dia seguinte estar parada em frente a sua casa...


Quando digo que Angie ficou ausente por três anos, eu quero dizer que ela não só ficou desaparecida por esse período, mas sua mente também ficou longe por três anos.
Como assim? Bom, o que ocorreu com Angie bloqueou sua mente após o trauma do sequestro e sua psicóloga, a Dra. Grant, descobre que ela está sofrendo de TDI (Transtorno Dissociativo de Identidade) onde ela possui quatro tipos diferentes de identidades com personalidades diferentes dentro de sua mente (são chamados de Alters). Em alguns momentos muitas vezes assumem o comando da mente de Angie.


O que é TDI: O Transtorno Dissociativo de Identidade, originalmente dominado de múltiplas personalidades, conhecido popularmente como dupla personalidade, é uma condição mental onde um único indivíduo demonstra características de duas ou mais personalidades ou identidades distintas, cada uma com sua maneira de perceber e interagir com o meio. O pressuposto é que ao menos duas personalidades podem rotineiramente tomar o controle do comportamento do indivíduo. O critério de diagnóstico também leva em consideração perdas de memória associadas, geralmente descritas como tempo perdido ou uma amnésia dissociativa aguda.


O medo que Angie sentiu no momento em que o homem a sequestrou, fez com que ela criasse sem ter noção alguns Alters que acabam vivendo por Angie todos os momentos terríveis que passou no cativeiro com o sequestrador. Por isso Angie não se lembra de nada.


Ao longo da história vamos conhecendo vairos Alters criado por Angie e temos muitas surpresas e emoções nesse livro. É um livro que achei um pouco pesado, não posso dar detalhes porque se não darei spoilers, mas posso dizer que é um livro emocionante, vemos Angie tentar deixar o passado sofrido para trás, acompanhamos ela na busca da sua felicidade e a luta para se livrar dos Alters. O livro efetivamente vai mostrar a maneira como a Angie vai lidar com essa nova condição, ter personalidades diferentes querendo se manifestar em alguns aspectos da sua vida. 
Ela irá conhecer os alters e é a partir deles que vai descobrir cada coisa que aconteceu com ela durante o tempo perdido.


Os Alters também narram na história. No inicio parece confuso mas depois você entende que são eles narrando em alguns momentos. A história foi muito bem escrita e bem desenvolvida. Angie e cada um de seus alters tem uma personalidade bem desenvolvida, cada um tem seus próprios problemas e seus próprios traumas e a maneira que cada um lida com isso, e a maneira que a própria Angie lida com isso, é bem interessante. Pessoal, o livro é muito perfeito, vale muito a pena à leitura! Virou um dos meus favoritos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Image Map
©MY SECRET BOOKS 2015 ♥TODOS OS DIREITOS RESERVADOS ♥ DESIGN E ILUSTRAÇÃO POR TALITA THOMAZ♥TECNOLOGIA DO BLOGGER.